Você sabia que 20 anos atrás, não existia NetFlix?
Sim, é sério. Para assistir a um filme, ou você esperava passar na TV (aberta ou fechada), ou alugava um filme em uma video locadora, como a Blockbuster.
Em 20 anos, surgiram primeiro os serviços de entrega e recolha de DVDs em casa, o que trouxe uma comodidade de não mais precisar se deslocar até a video locadora.
Depois surgiram os streamings, como NetFlix e outros.
Por que este assunto hoje?
Porque ainda hoje, vejo empresas utilizando-se de técnicas, abordagens e estratégias que faziam sentido, 20 anos atrás.
O mercado mudou, e ainda tem empresa, e profissionais, que ainda não entenderam isto e não procuram se atualizar.
Vejamos o mercado de viagens corporativas, por exemplo
Se você é um gerente comercial de um hotel, há 20 anos, você precisava estabelecer um acordo comercial com um gestor de viagens da empresa.
Depois, um acordo com a agência que cuidava das viagens desta empresa.
Claro, sem deixar de lado assistentes e secretárias, que solicitavam as viagens em nome dos viajantes.
Neste cenário, você precisava de muito tempo na agenda, para atender somente um cliente.
Hoje, com a acelerada adoção dos OBTs (online booking tools), que são as ferramentas com as quais o próprio viajante faz suas reservas, sem falar com secretária ou agência de viagem, o cenário é outro.
Depois de um acordo fechado e carregado no OBT, o foco deve ir para estratégias de captação de marketing e de fidelização de hóspedes e de member get member, e não mais para secretárias ou agentes de viagem, que perderam sua influência no processo.
Os processos evoluíram, a tecnologia entrou em cena, e os profissionais precisam também evoluir.
Se você, enquanto profissional de vendas, não entender isto, e procurar se requalificar, vai ficar para trás.
Busque por treinamentos e cursos que vão te ajudar a evoluir na carreira.
Se a sua área é marketing, e vendas, e você precisa se atualizar, dê uma olhada no nosso treinamento de Marketing Digital para hotéis, pousadas, hostels e resorts e os nossos outros cursos.
Com mais de 20 anos de experiência em marketing & vendas na hotelaria, em grandes redes como IHG, Accor, Pestana, Hotelaria Brasil e Atlântica Hotels, Marcus Nunes é fundador da Escola de Hotelaria, e ajuda hotéis e redes a melhorar suas receitas através de metodologias de marketing e vendas.